Atendimento Veterinário 24 horas
(55) 3026-0018

Castração – Porque fazer?


O QUE É CASTRAÇÃO?

1238767_562330733866047_1808211229_nÉ uma cirurgia simples, feita com anestesia geral, que dura em média uma hora. O animal não precisa ficar internado e leva em torno de uma semana para se recuperar totalmente.

O maior cuidado do pós-operatório é evitar que bichinho remova os pontos, pois ao cicatrizar eles coçam, para isso recomendamos o uso de colar ou roupa cirúrgica. Os pontos são retirados 10 dias depois.

Ao passar o efeito da anestesia – já no mesmo dia da cirurgia – o animalzinho está pronto para voltar para sua rotina. Alguns ficam mais quietinhos no primeiro ou segundo dia, mas é normal.


Nosso veterinário tem ampla experiência em cirurgias, tendo mais de 4.000 horas contabilizadas, e nossa clínica contém todos os equipamentos necessários para um procedimento seguro e eficaz.


COMO FUNCIONA ?

Nas fêmeas é retirado o útero, os ovários e as trompas.

Nos machos é feita a retirada dos testículos.

A anestesia é a mesma utilizada em humanos? Qualquer que seja o procedimento veterinário realizado deve manter os níveis máximos de segurança, por isso somente clínicas registradas no CRMV podem efetuar cirurgias, utilizando-se de protocolos de anestesia semelhantes aos utilizados em humanos. Portanto escolha bem o estabelecimento em que irá levar o seu bichinho. Informe-se, peça indicações e questione se é autorizada pelo CRMV.

Animal castrado perambula menos? Eles não terão necessidade de ir atrás de fêmeas e por isso terão menor risco de fugir, onde  poderão sofrer acidentes.

Animal castrado faz menos xixi pelos cantos? Problemas de comportamento como a necessidade de urinar para marcar território, serão reduzidos ou até mesmo eliminados.

Animal castrado briga menos? A agressividade para com outros animais é relacionada, na maioria das vezes, a disputas por fêmeas no cio. Quando castrados, os machos brigam menos entre si.

Reduz riscos de problemas de saúde? O risco de câncer de mama nas fêmeas, que se dá devido a idade e/ou por causa das injeções anticoncepcionais, serão reduzidos e o risco de piometra (infecção do útero) será nulo.

Fêmeas castradas não entram no cio? Não. Não haverão restrições para levá-las a passear, viajar e nunca haverá sangramento pela casa. Cachorros não ficarão no portão de sua casa e não terá o risco de fuga da fêmea. Filhotinhos são lindos, mas sabemos que é difícil encontrar novos lares para todos. Existem centenas de filhotes esperando por uma casa num abrigo. Se você adora filhotes, adote um. Cadelas entram no cio de 6 em 6 meses e gatas de 3 em 3.


 

Na VittaFort é possível realizar o procedimento de castração de caninos e felinos com a máxima segurança 

Ligue e agende um horário com o nosso veterinário – saiba tudo sobre o procedimento e os benefícios para o seu animalzinho

Fone: 55 3026-0018