Atendimento Veterinário 24 horas
(55) 3026-0018

Porque vacinar o seu Pet ?

“Melhor prevenir do que remediar”.

Fundo VittaFor43Essa máxima cabe muito bem quando estamos falando sobre as vacinas que o seu cão deve tomar. Com um pouco de organização e comprometimento, você pode prevenir a saúde do seu cão e da sua família, evitando futuras complicações e aquisição de doenças letais.

Algumas doenças, como parvovirose, cinomose, lepstospirose, apresentam alta taxa de letalidade. São muito agressivas e contagiosas.

Animais que não estão devidamente vacinados podem desenvolver alguma desses doenças e, mesmo sendo levado ao veterinário com urgência, já no aparecimento dos primeiros sintomas, irem a óbito. Por isso, resolvemos orientar sobre como proceder para manter a saúde dos seus Pets da melhor forma possível:

Seu cão ou gato deve tomar as doses das vacinas obedecendo a um calendário rigoroso e atendendo ao intervalos informados pelo seu veterinário. Aqui VittaFort buscamos esclarecer as suas dúvidas e disponibilizar um calendário de vacinação pra você acompanhar as vacinas do seu cão ou gato. Independentemente das vacinas que o veterinário irá aplicar, as vacinas múltipla (V8 ou V10) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.

Os cachorros adultos que nunca foram vacinados ou os filhotes que já passaram da época correta de vacinar precisam receber, ao menos, duas doses de vacina múltipla (com intervalo de 21 a 30 dias entre elas) e uma dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para cães “desconhecidos”, quando não se sabe se foram vacinados um dia.

Ao completar 45 dias de vida, o seu cãozinho deve ser levado ao veterinário para tomar a primeira dose de vacina múltipla, V8 ou V 10. Para gatos as datas partem de 60 dias e as vacinas partem das V3.

Ao completar 120 dias de vida, os filhotes devem tomar a vacina contra a Raiva, garantindo a imunidade de mais uma doença. Esta é aquela realizada na maioria das campanhas no estado do RS, porém, nas campanhas, as múltiplas nem são citadas. Observe isso.

Ambas as vacinas (v8 + raiva) devem ser refeitas todo ano, o reforço. Não esqueça disso!!

Além dessas vacinas, existe a imunização contra a leishmaniose ou calazar, uma importante zoonose (doença que pode ser transmitida do bicho para os seres humanos). Essa vacina é aplicada em regiões onde a doença é comum e deve ser antecedida de exames para detectar se o cão já tem a doença.

Existem ainda outras doses que devem ser aplicadas contra giardia, gripe, leucemia felina… por isso, no momento em que trouxer o seu Pet para vacinar, não deixe de tirar todas as duas dúvidas com o nosso médico veterinário. Vale ainda lembrar que somente ele, o veterinário, pode vacinar o seu animalzinho, não abra mão disso.

Práticas de vacinação em balcões de agropecuária são considerados praticas ilegais, observe e denuncie.

Diferença entre a vacina V8 e V10

Não existe uma melhor que a outra, isso depende. A V8 protege contra as seguintes doenças:
– Cinomose
– Hepatite Infecciosa Canina
– Adenovirose
– Coronavirose
– Parainfluenza Canina
– Parvovirose
– Leptospirose canina

A diferença é que a V10, V11, V12 e etc. incluem outros sorovares da bactéria leptospira. Ou seja, na prática, se o seu cão tem, ou pode vir a ter contato com ratos, opte pelas vacinas V10 em diante.

Vale lembrar que, ao aparecimento de qualquer sintoma estranho no seu Cão ou Gato, o mesmo deve ser levado ao veterinário, preferencialmente acompanhado de sua carteirinha de vacinação. Vômitos, diarréias ou mesmo falta de apetite podem indicar a instalação de uma doença grave. Por isso mantenha o número do seu veterinário sempre a mão.

Clínica Veterinária VittaFort – 55 3026-0018

Dr. Renato Santini Machado – 55 9600-7711

Plantão 24h