Atendimento Veterinário 24 horas
(55) 3026-0018

Cálculo dentário – O que fazer

dicas_antes_depoisA formação de placas e cálculo dentário (tártaro) em cães e gatos, além de causar o mau hálito, pode prejudicar mais que apenas os dentes ou a gengiva destes animais.

Se não tratado, o problema é capaz de gerar complicações que podem afetar inclusive alguns de seus órgãos vitais.

Especialistas em odontologia veterinária explicam que, conforme as placas bacterianas se alastram pela arcada dentária de cães e gatos, um grande número de bactérias passa a atuar não só nos dentes, mas também nas paredes da gengiva dos animais. Com ajuda da mastigação, estes micro-organismos podem atingir vasos sanguíneos da boca dos pets e se infiltrar em sua corrente sanguínea. Uma vez presentes na circulação, eles percorrem o organismo do animal, até conseguirem se instalar no fígado, nos rins ou no coração – onde podem causar infecções crônicas e irreversíveis.


E se o meu cão já tem cálculo dentário?

Neste caso é importante que o proprietário marque um consulta com o veterinário para que se possa avaliar a saúde bucal do animalzinho e promover a profilaxia dentária.

A Clínica VittaFort dispõe de todos os equipamentos para realizar este procedimento com a máxima segurança e eficácia – A profilaxia é realizada com ultrassom dentário, aparelho que oferece um nível de limpeza bastante elevado.


Como a profilaxia é realizada?

Essa limpeza é realizada por um médico veterinário capacitado sob anestesia geral inalatória, pois o cão precisa proporcionar o acesso ao profissional de saúde.

É um procedimento de rotina, bastante seguro e com recuperação rápida.


E como é escolhida a anestesia? 

A anestesia se baseia na utilização de fármacos que induzem à anestesia geral e local ou, ainda, promovem uma sedação. A grande maioria dos fármacos são os mesmos encontrados nas anestesias utilizadas por nós, humanos. A única diferença é a dosagem.

Para isso, nosso veterinário analisa vários aspectos durante a consulta como o peso, a idade, a espécie, exames físicos, laboratoriais e cardíacos, buscando estabelecer o máximo de segurança no procedimento.

Todos estes exames podem ser realizados em nossa clínica

Algumas medidas também podem ser tomadas para preservar a saúde do cão e seu bem-estar geral. Ao dono cabe levar o cão para realizar visitas periódicas ao médico veterinário, fazer a imunização, uso de dieta adequada à espécie, higiene, carinho e amor. Do veterinário cobra-se a postura ética, conhecimento teórico, dedicação e profissionalismo.


 

A profilaxia dentária é realizada na Clínica VittaFort.

Dispomos de anestesia inalatória que oferece maior segurança durante o procedimento.

Utilizamos ultrassom dentário, o qual proporciona o máximo de limpeza aos dentes.

Ligue e agende um horário com o nosso veterinário.

Fone: (55) 3026-0018