Saúde começa pela boca
A formação de placas e cálculo dentário (tártaro) pode causar sérios problemas para a saúde bucal, além de afetar outros sistemas dos cães e gatos. Se não tratado, o problema é capaz de gerar complicações que podem afetam inclusive alguns de seus órgãos vitais.
Profilaxia dentária (Limpeza dentária)
Atendimento especializado, com solicitação de exames pré-operatórios, anestesia inalatória e monitoração do paciente. Durante a limpeza periodontal, o veterinário examina a boca do pet, procurando qualquer tipo de anormalidade, como dentes fraturados, perda dentária, úlceras e tumores.
Avalia a existência de bolsas que podem ser formadas entre a gengiva e o dente (espaço subgengival), onde a doença periodontal se inicia. Remove a placa e o tártaro (placa calcificada) com um ultrassom odontológico e usa aparelhos específicos para remover a placa e o tártaro da região subgengival.
Após a limpeza, o dente é polido para alisar a sua superfície, tornando mais lento o acúmulo de uma nova placa. Exame de raio-x pode ser necessário para avaliar a saúde oral. Algumas vezes os dentes que estão muito infectados e amolecidos necessitam ser extraídos, porém tudo é realizado mediante a avaliação de critérios, buscando o bem estar do paciente.
Tratamentos complexos
Tratamentos em caso de persistência de dentes decíduos, fraturas dentais, neoplasias orais, alterações de oclusão e tratamento de fraturas de mandíbula/maxilar.